Escola em tempo integral

18. abr, 2011

Zito entrega primeira escola de tempo integral para mil alunos

A nova Escola Hermínia Caldas da Silva já começa com 400 alunos matriculados

Moradores do bairro Centenário comemoraram com o prefeito José Camilo Zito (PSDB), a inauguração nesta quinta-feira, 14 de abril, da primeira unidade de ensino de horário integral de Duque de Caxias. A Escola Municipal Hermínia Caldas da Silva, construída na Rua Otávio Áscoli, no terreno da antiga fábrica de tintas Cauri, tem capacidade para atender mil alunos, de forma imediata cerca de 400 alunos do pré-escolar ao 5º ano do ensino fundamental já foram matriculados. A nova unidade absorveu os alunos da Escola Municipal Benício José da Silva, que será transformada em creche, e outros que estudavam na Igreja Batista do bairro.

Além do ensino regular, a unidade faz parte do Programa Mais Escola e desenvolverá atividades educacionais, culturais, esportivas e de lazer que aumentam de quatro para sete horas de aula por ida. Os alunos terão aulas de percussão, matemática, grafite, desenho, judô, xadrez, capoeira, além de atividades para o fortalecimento da leitura e da escrita e reforço escolar. A unidade vai funcionar das 7h30 às 16h30.

Sala de leitura da nova escola, localizada no Centenário

A nova escola ocupa uma área construída de cerca de mil metros quadrados e tem 16 salas de aula, além de amplo refeitório e salas de informática com 16 computadores com sistema climatizado, de recursos, de leitura e um grande espaço para recreação. Sua diretora Maria Isabel de Jesus, que há 19 anos se dedica à escola, foi homenageada pelos alunos, professores e moradores.

“Duque de Caxias está em festa. Estamos entregando a primeira escola de excelência do município e acreditando na educação de qualidade para nossas crianças e jovens. È um equipamento moderno ao seu alcance e que atende aos anseios da comunidade”, disse a secretária de Educação, Roseli Duarte.

O prefeito Zito, emocionado e cercado crianças, falou da preocupação de seu governo com a educação e que estava orgulhoso por entregar aquela unidade à comunidade do Centenário. “É a demonstração de respeito e de carinho do governo com os moradores da região”, disse Zito que fez um balanço das realizações de sua administração no Centenário. Também estão em construção escolas de tempo integral em Jardim Gramacho, Jardim Anhangá, Campos Elíseos e Pilar, esta última em processo de licitação.

A secretária Roseli Duarte e o prefeito Zito confraternizam com os jovens alunos

Lembrou que, em 2004, entregou a Escola Municipal Carlota Machado e anunciou a implantação de uma creche no prédio onde funcionava a Escola Municipal Benício José da Silva. Outras realizações foram a Casa de Passagem, o Complexo de Assistência Social que abriga os conselhos municipais, as praças do Moro do Sapo, do viaduto e Nogueirinha, entre outras. Disse também que o bairro vai abrigar, na Rua Dr. Manoel Reis, o Colégio Pedro II e uma UNET (Unidade de Educação para o Trabalho) da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais, com cursos de caldeireiro e de soldador.

Moradora da divisa com o bairro Olavo Bilac, Maria Aparecida Santana, fez questão de comparecer à inauguração com o marido Sidclei Domingues, o filho Kaique Marcelo, de 7 anos, aluno da 1ª série e a neta Railane, de 5 anos, que vai estudar na nova escola. “Essa escola é tudo de bom para todos nós. Além das crianças ficarem mais tempo estudando, ela é mais perto da minha casa”, destacou a moradora que incentivou o filho a fazer aulas de capoeira e judô.

Da inauguração da nova escola Municipal Hermínia Caldas da Silva participaram secretários municipais, vereadores, profissionais de educação da rede, lideranças comunitárias da região e as professoras Maria Isabel de Jesus e Sandra Margateth Martins diretoras das escolas Hermínia Caldas da Silva e Benício José da Silva, além do professor e músico João Bosco. O Grupo Afro Cultural Ojuobá Axé fez uma apresentação especial, com apresentação de capoeira e dança de salão.

Maria Aparecida, Sidclei, Railane e Kaique Marcelo

 fonte : página da prefeitura

http://www.duquedecaxias.rj.gov.br/index.php/noticias/noticia/2784/Zito-entrega-primeira-escola-de-tempo-integral-para-mil-alunos

Categorias: Nota

Os comentários estão fechados.